A relação entre hérnia de disco, dor lombar e performance é evidente. A lombalgia é uma grande vilã causadora de absenteísmo e queda na produtividade.
Dados do Ministério da Previdência Social divulgados pelo G1 mostram que a hérnia de disco e a dor lombar foram as principais causas de afastamentos por incapacidade temporária em 2023.
Foram 98.417 concessões de benefícios por afastamento causado por essas doenças. Nos casos de hérnia de disco, houve um crescimento alarmante de 68% em relação ao ano anterior.
Este fenômeno compromete diretamente a performance e o bem-estar laboral e implica em prejuízos sociais e econômicos para as pessoas, as empresas e o país: o aumento de gastos, o absenteísmo, a desmotivação e queda na produtividade.
As condições e o ambiente físico de trabalho, os hábitos posturais, o sedentarismo e o tabagismo são fatores que contribuem para as crises. No entanto, os fatores psicossociais são também essenciais na prevenção e tratamento da dor lombar e hérnia de disco. A carga mental de trabalho, o estresse psicológico e outros fatores cognitivos e organizacionais desempenham um papel crucial na cronicidade dessas dores e no desempenho das equipes.
Para prevenir a dor lombar e a hérnia de disco, é preciso considerar os seguintes fatores:
Fatores físicos:
O projeto do posto de trabalho,
Os hábitos posturais,
Os esforços dinâmicos (deslocamentos, transporte de cargas, utilização de escadas)
Os esforços estáticos (sustentação de cargas pesadas, adoção de posturas inadequadas, jornadas longas sem pausa).
Fatores organizacionais:
As comunicações,
O projeto do trabalho,
A organização temporal do trabalho,
O trabalho cooperativo,
A cultura organizacional,
O teletrabalho,
A gestão da Ergonomia no Trabalho.
Fatores cognitivos:
A carga mental do trabalho,
O desempenho especializado,
A interação do homem com a máquina,
Treinamentos,
A conscientização sobre saúde e qualidade de vida.
A Ergonomia no Trabalho oferece uma solução multidisciplinar, que engloba as medidas físicas, organizacionais e cognitivas que previnem a dor lombar e a hérnia de disco e mitigam os fatores agravantes das doenças.
A Ergofy é uma aliada estratégica para enfrentar esse desafio.
Garanta postos de trabalho adequados e ambientes estimulantes, promova uma cultura de colaboração e incentivo a hábitos saudáveis, evite implicações legais e impulsione a qualidade de vida e a produtividade.
Investir em Ergonomia é investir na saúde das pessoas e do seu negócio.
Conte conosco!
Comments