Organizar a SIPAT está sendo um desafio? Contamos porque a Ergonomia no Trabalho pode transformar a SIPAT em um evento que gera resultados e promove qualidade de vida.
A NR 5 determina que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes obrigatória em toda empresa com mais de 20 funcionários) deve realizar a SIPAT anualmente. Mas, convenhamos, a tarefa nem sempre é fácil. Haja criatividade para organizar uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT, interessante e produtiva ano após ano!
No entanto, mais do que uma obrigatoriedade normativa, a SIPAT pode ser um momento importante na estratégia da sua empresa para garantir trabalho seguro e sadio. Hoje, a saúde e o bem-estar ditam muitas das principais tendências do futuro do trabalho, já que são a maior prioridade entre trabalhadores do mundo todo.
É por isso que a Ergonomia no Trabalho é um tema tão pertinente na organização de uma SIPAT com propósito.
A Ergonomia no Trabalho é qualidade de vida
É a Ergonomia no Trabalho que estabelece os critérios para o mobiliário adequado e um ambiente de trabalho confortável. Mas é mais que isso. A SIPAT pode ser um bom momento para promover hábitos saudáveis, como a boa postura, e engajar os colaboradores em mudanças que melhoram a qualidade de vida no trabalho e fora dele. Processos eficientes, pausas para descanso e modelos de trabalho que proporcionam um maior equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal são também questões de Ergonomia.
A Ergonomia no Trabalho em Home Office
Falando nisso, o novo normal acelerou a adesão ao modelo remoto e, mais recentemente, ao modelo híbrido. O relatório “O Futuro da Vida no Trabalho” demonstra que, entre os trabalhadores que estão em home office, apenas aqueles que têm escritório com condições de trabalho adequadas sentem que são mais produtivos em casa. A Ergonomia no trabalho remoto é um tema atual e relevante, que impacta diretamente o bem-estar dos colaboradores e aumenta a produtividade.
A Ergonomia no Trabalho é parte do GRO
A SIPAT também é uma oportunidade de trazer palestras e dinâmicas que contribuam para os objetivos do plano de ação para a Ergonomia no Trabalho derivado da realização da AEP ou da AET. É importante lembrar que o gerenciamento dos riscos ergonômicos deve integrar o GRO.
A Ergonomia no Trabalho é conscientização
Trazer informações sobre as especificidades ergonômicas do tipo de trabalho desempenhado na empresa é também uma maneira assertiva de dedicar tempo da SIPAT a temas de Ergonomia. Se os colaboradores conhecem as diretrizes para Ergonomia no trabalho que desempenham, eles se conscientizam dos esforços da empresa em promover saúde e bem-estar e aprendem como realizar o trabalho de forma mais confortável e eficiente.
Além da possibilidade de trabalhar temas específicos à natureza do trabalho desempenhado na sua empresa, a Ergonomia no Trabalho traz reflexões e atitudes que aumentam a qualidade de vida dos colaboradores não só a nível profissional, mas que também influenciam positivamente a vida pessoal.
Você está buscando temas relevantes e envolventes para trabalhar na SIPAT? Nós podemos ajudar sua empresa a organizar uma SIPAT de resultado, que motiva colaboradores mais engajados, satisfeitos e produtivos. Conte com a Ergofy!
Comments