top of page

A Ergonomia no Trabalho gera custos para a empresa?

Foto do escritor: ErgofyErgofy
Se colocarmos na ponta do lápis, o cumprimento da NR 17, a norma da Ergonomia no Trabalho, certamente só traz vantagens. As recentes atualizações modernizaram as Normas Regulamentadoras (NR), agilizando a burocracia e fornecendo as diretrizes para postos de trabalho mais eficientes.

Em vigor desde Janeiro de 2022, a nova NR 17 instituiu a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), mais simples e barata do que a AET e, na maioria dos casos, suficiente para o inventário de riscos ergonômicos que deve ser contemplado pelo novo PGR.


Menos burocrática, a AEP não só contribui para o PGR, como informa a tomada de iniciativas para eliminar desconfortos que prejudicam a saúde e o desempenho dos colaboradores.


Ou seja, a partir da AEP é possível aumentar a produtividade e reduzir gastos com faltas e afastamentos. E tem mais: muitas das adequações ergonômicas necessárias a um ambiente de trabalho confortável e eficiente têm baixo custo de implementação.


Veja como é possível melhorar a Ergonomia e o desempenho dos colaboradores sem gastar muito:


Crie as condições para postos de trabalho mais organizados.


Parece óbvio que um ambiente organizado é mais eficiente. Mas manter postos de trabalho sempre em ordem pode ser um desafio. Repensar rotinas e processos para facilitar a manutenção de um ambiente organizado é uma das atitudes de uma gestão ergonômica. O envolvimento dos gestores faz a diferença, pois motiva o engajamento e estabelece parâmetros para os colaboradores.


Falando em organização… Analise a disposição do mobiliário.


Para o trabalho fluir bem, é preciso que as pessoas interajam com o espaço de forma ágil e sem embaraços. Por isso, pensar bem a disposição do mobiliário, a interação entre as estações de trabalho e o acesso a equipamentos e outros materiais necessários ao desempenho das funções é fundamental à Ergonomia. A tarefa exige um bom planejamento, mas pode chegar a ser custo zero!


Mantenha as mentes iluminadas e preserve o brilho nos olhos.


Seja através de janelas ou de lâmpadas, garantir a iluminação adequada é uma forma de evitar enxaquecas e problemas de visão. Ajustar corretamente a luz dos monitores, cuidar do tempo de tela dos colaboradores e incentivar o hábito de piscar para descansar a visão são também formas de promover conforto visual e manter a cabeça tranquila.


Não esqueça de arejar as ideias.


Temperatura, umidade e circulação do ar também são fatores que impactam na saúde e no rendimento dos colaboradores. Ajustar as configurações do ar condicionado ou otimizar a interação de postos de trabalho e janelas são atitudes que garantem conforto, além de evitar doenças e problemas respiratórios.


Conserve o clima bom.


E não é só ajustando o ar condicionado! Além das condições físicas dos postos de trabalho, promover uma cultura de colaboração, mais participativa e sem excessos de formalidade nas relações hierárquicas, pode inflar o potencial dos colaboradores. Vale a pena pensar em que pontos é possível ser mais flexível ou que mudanças podem ser feitas para evitar situações de stress, tão desnecessárias quanto prejudiciais aos resultados da empresa.


Pode ser preciso dar um tempo.


Promover pausas para espairecer a mente ou movimentar o corpo, organizar o trabalho de forma a possibilitar a alternância de atividades ou até disponibilizar ambientes diferentes onde as tarefas podem ser exercidas são formas eficientes de renovar o fôlego e manter um ambiente estimulante sem gerar gastos.


Assuma a postura apropriada.


Equipamentos e mobiliário que podem ser ajustados às características de cada colaborador são importantes. Mas é essencial que a empresa se mobilize na promoção de hábitos posturais saudáveis. Ações com um especialista em Ergonomia, como a Blitz Postural da Ergofy, são também uma forma de engajar os colaboradores e demonstrar comprometimento com a saúde e o bem-estar.


Como vimos, muitos dos riscos ergonômicos mais comuns podem ser resolvidos com soluções quase imediatas. Através da AEP, os especialistas da Ergofy já poderão apontar quais as adequações necessárias na sua empresa, seja ela indústria, comércio ou escritório.


Ficou bem mais fácil cumprir a regulamentação e aumentar o bem-estar e a performance dos colaboradores. Fale conosco sobre a AEP e outras soluções em Ergonomia no Trabalho. Estamos à disposição!

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


Logo-ass-Ergofy-ergonomia-no-trabalho_2x.png

©2021 Ergofy

bottom of page