top of page

Não cumprir a NR 17 gera multas. Saiba como evitá-las.

Foto do escritor: ErgofyErgofy
Não cumprir as Normas Regulamentadoras (NR) da saúde e segurança no trabalho pode gerar multas, além de outras dores de cabeça. A NR 17, norma que regulamenta a Ergonomia no Trabalho, não é exceção.


Desde Janeiro de 2022, quando entrou em vigor a nova NR 1, o Inventário de Riscos Ocupacionais passou a contemplar também os riscos ergonômicos. Desta maneira, a NR 17 tornou-se de observância obrigatória.


Além de gerar multas, descumprir a NR 17 causa um impacto negativo na produtividade dos trabalhadores e nas condições do ambiente de trabalho. Quem não está com a documentação em dia fica vulnerável a processos trabalhistas e a consequências prejudiciais à imagem da própria empresa.


Saiba como fugir das multas e cumprir as determinações da nova NR 17.

Realize a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)


Vigente também desde Janeiro de 2022, a NR 17 atualizada determina a realização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), que fornece os dados referentes à Ergonomia no Trabalho necessários ao Inventário de Riscos Ocupacionais.


Realize a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) se necessário


As atualizações tornaram a AEP obrigatória, mas restringiram a necessidade de AET apenas aos casos mais complexos, descritos na NR 17.


Documente o gerenciamento dos riscos ergonômicos no PGR


Os resultados e os planos de ação decorrentes da AEP e de eventuais AETs devem integrar o PGR.


Adeque o mobiliário dos postos de trabalho


A NR 17 estabelece as características necessárias para um mobiliário que permita que os trabalhadores desempenhem suas atividades de maneira saudável e com conforto.


Promova um ambiente de trabalho confortável


A empresa deve garantir conforto aos colaboradores também através de iluminação, temperatura, controle de ruídos e ventilação adequados à natureza do trabalho.


Não esqueça da organização do trabalho


É importante lembrar que a Ergonomia no Trabalho não se refere apenas ao mobiliário dos postos de trabalho ou aos hábitos posturais dos colaboradores. A organização do trabalho faz parte do PGR e, quando inadequada, também pode resultar em multas.


Uma Gestão Ergonômica especializada faz muito mais do que garantir que sua empresa fique sempre em conformidade com a regulamentação e não cometa infrações. As soluções da Ergofy mantêm a documentação da sua empresa em dia e eliminam desconfortos e embaraços que prejudicam o desempenho dos colaboradores. Cumpra a regulamentação e ganhe eficiência. Fale conosco.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo-ass-Ergofy-ergonomia-no-trabalho_2x.png

©2021 Ergofy

bottom of page